Dicas de alimentos para se consumir no pré-treino

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Dicas de alimentos para se consumir no pré-treino

Se você deseja que seu corpo continue a se comportar como uma Lamborghini, então você deve colocar combustível de alta octanagem – e isso significa comer os alimentos certos antes de praticar exercícios.

Mesmo que você possa ser tentado a ignorar as calorias, não faça isso. Não comer antes de um treino pode resultar em baixo nível de açúcar no sangue, o que leva à sensação de tontura e fadiga. Agora, se você se alimentar corretamente, terá mais energia e ganhos no treino.

Vamos repetir isso: manter uma alimentação correta no pré-treino. Confira cinco dicas de alimentos nutritivos que podem ser consumidos uma hora antes do treino:

 

1)      Banana

 

Elas são as “barras de proteína” da natureza. As bananas possuem carboidratos digeríveis e potássio, os quais ajudam a manter a função nervosa e muscular. O corpo não armazena potássio por muito tempo, então uma banana média antes de um treino o ajudará a manter altos níveis de nutrientes. Esse alimento é recomendado especialmente para quem pratica exercícios pela manhã: levante-se e coma uma banana média com 1/2 xícara de iogurte grego. Espere cerca de 30 minutos e depois vá para a academia! Seu corpo precisará de carboidratos e proteínas.

 

2)      Aveia

 

A aveia é um cereal rico em fibras (mas não ao ponto de causar gases!), vitaminas, nutrientes e carboidratos. Os carboidratos são de absorção lenta, com liberação gradual na corrente sanguínea. Esse fluxo constante mantém os níveis de energia necessários durante o treino. A aveia também contêm vitaminas E e do grupo B, que ajudam a converter os carboidratos em energia, e minerais necessários ao nosso organismo como o magnésio, o potássio, o cálcio, o zinco e o silício. Consuma esse cereal pelo menos 30 minutos antes de começar a se exercitar.

 

3)      Pão integral

 

Uma fatia de pão integral é uma boa fonte de carboidratos. Você pode consumi-lo com mel (para obter um “combustível” extra) ou com ovos cozidos (proteínas de alta qualidade).

 

4)      Frutas e iogurte grego

 

As frutas são ricas em carboidratos e o iogurte grego é enriquecido com proteínas de alta qualidade. As pessoas tendem a ignorar as frutas e outros alimentos que são ricos em carboidratos, mas a proteína não se quebra rápido o suficiente para se tornar “combustível” para um treino. Os carboidratos presentes nas frutas quebram-se rapidamente e a proteína é utilizada mais tarde para evitar danos musculares.

 

O que evitar

  • Certifique-se de evitar alimentos gordurosos antes de malhar – a gordura deixa funcionamento do estômago devagar, o que significa que você se sentirá pesado e lento.
  • Embora os carboidratos sejam bons, você não deve obtê-los a partir do açúcar ou de doces crus. Qualquer um desses alimentos causará um pico de açúcar no sangue no meio do seu treino.
  • Além disso, não coma demais antes de se exercitar. As sugestões dadas são de lanches, e não refeições. Comer demais pode causar indigestão, lentidão, náuseas e vômitos.

 

Fontes:

 MensFitness. The best pre-workout foods. Disponível em: http://www.mensfitness.com/nutrition/what-to-eat/best-pre-workout-foods

 Melhor com Saúde. Benefícios da aveia para a saúde. Disponível em: https://melhorcomsaude.com/beneficios-da-aveia-para-sua-saude/

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